Consciência situacional



TTI

A TTI (table trançante informatisée, mesa de rastreamento informatizada) foi um projeto para a Marinha Francesa de exibição da situação tática em volta de um navio a partir dos dados recebidos de diferentes protocolos de comunicação (GPS, L11, AIS, etc.).

Consistiu em por em funcionamento um sistema distribuído de mesa de rastreamento informatizada que permitisse a exibição, o registro e a reexibição da situação tática em tempo real.

O objetivo inicial era de propor uma solução alternativa à utilização das mesas de rastreamento envelhecidas e pouca confiáveis nas fragatas anti-submarinos. Entretanto, várias outras unidades manifestaram interesse: as forças de ação naval desprovidas de mesa de rastreamento, alguns navios de apoio sem sistemas de combate, etc. Na prática, o sistema é composto por:

A partir desta instalação, qualquer computador conectado à rede e no qual o TTI está instalado é capaz de mostrar e de reexibir a situação tática.

Testes a bordo TTI - 1
Testes a bordo TTI - 2
Realização de testes à bordo da fragata Dupleix em janeiro de 2011.

COD do Futuro

O projeto do COD do Futuro é um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Cemig Distribuição em parceira com a Concert Technologies para o desenvolvimento de uma plataforma de tratamento de dados do sistema de supervisão e controle (SCADA) do Centro de Operação da Distribuição a fim de elevar o nível de consciência situacional dos operadores.

Os principais objetivos do projeto são:

A participação neste projeto consistiu na parte de tratamento de medições analógicas através de estimação de estados, com a publicação dos valores corrigidos das medições no barramento de dados e geração de notificações de erros grosseiros.