Física

Efeito pelicular e Efeito Foucalt

Em cooperação com José Roberto Cardoso

Em sistemas operando em tensões e correntes alteranadas a uma dada frequência, há o aparecimento de um fenômeno denominado efeito pelicular, em que as correntes apresentam um tendência em circular ao longo da periferia do condutor, ao invés de se distribuir uniformemente ao longo de sua secção transversal. Isso se deve ao fato de que a corrente alternada induz um campo magnético também vari´ ao longo do tempo, que por sua vez induz tensões que farão com que a corrente se concentre ao longo da superfície do condutor.

De maneira análoga, o fluxo variável no tempo de um campo magnético num material condutor induz correntes elétricas, que por sua vez pertubam o campo magnético que as produziram, efeito conhecido como correntes de Foucault.

Foi com intuito de ilustrar ambos fenômenos que o aplicativo abaixo foi concebido. Nele é possível mostrar os vetores densidade de fluxo magnético e densidade de corrente em diferentes materiais para diferentes valores de frequência, permitindo assim visualizar os efeitos decorrentes desses dois fenômenos. O que mais chama a atenção é o fato de que, embora estes efeitos sejam distintos e observados em diferentes equipamentos (o efeito pelicular ocorre principalmente em condutores elétricos, sendo inclusive a razão pela qual o interior dos cabos elétricos de alumínio ser substituído por aço, de modo a obter propriedades mecânicas sem perda substancial da condutividade, enquanto que o efeito Foucault é observado em máquinas elétricas - rotativas ou não, como o motor de indução e o transformador - somando-se ao efeito de histerese naquilo que é chamado de perdas no ferro, motivo pelo qual tais máquinas costumam ser fabricadas pela sobreposição de chapas de material magnético de espessura reduzida intercaladas com material isolante), ambos fenômenos se apresentam de maneira similar, apresentando uma surpreendente simetria.

Skin effect and eddy currents [Launch]